Blog criado para veiculação de trabalhos executados no Curso Superior de Tecnologia em Fotografia da ULBRA.

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Características da Fotografia Ambiental

Ao estudarmos e praticarmos a Fotografia Ambiental, devemos considerar por um momento que cada paisagem do planeta em que vivemos tem problemas ambientais que podem ser documentados com uma câmera. Com a explosão populacional humana, as questões que envolvem o meio ambiente e nosso impacto sobre ele só vai crescer com o tempo.

Também é vital que se passe tempo estudando e pesquisando sobre a região que será fotografada, pois com informações relevantes sobre o local poder-se-á realizar o trabalho fotográfico mais preparado, obtendo assim resultados mais satisfatórios.

É impossível para uma pessoa saber tudo o que há para saber sobre os assuntos que serão fotografados, então é importante ter uma rede de contatos com grupos conservacionistas, agências governamentais, e pessoas que tenham conhecimento que serão de grande valia no trabalho fotográfico.

Embora seja impossível que todas as imagens fotografadas consigam contar a história do local fotografado, é nesse momento em que as questões anteriores devem ser levadas em consideração juntas. Se você não tiver uma forte consciência e conhecimento da terra e seus problemas, é muito provável que imagens fortes possam ser negligenciadas pela falta de conhecimento.

Ecossistema - Fotografia Ambiental e Científica

O que é Ecossistema?

Segundo o Dicionário Aurélio, ecossistema é "o conjunto formado pela comunidade e o meio ambiente: as relações que os seres vivos de uma comunidade estabelecem com os fatores ambientais, como, por exemplo, solo, ar, água, etc."

No Blog InfoEscola, a autora Caroline Faria define ecossistema como a unidade principal de estudo da ecologia e pode ser definido como um sistema composto pelos seres vivos (meio biótico) e o local onde eles vivem (meio abiótico, onde estão inseridos todos os componentes não vivos do ecossistema como os minerais, as pedras, o clima, a própria luz solar, e etc.) e todas as relações destes com o meio e entre si.

Para que se possa delimitar um “sistema ecológico” ou ecossistema é necessário que haja quatro componentes principais: fatores abióticos, que são os componentes básicos do ecossistema; os seres autótrofos, geralmente as plantas verdes, capazes de produzir seu próprio alimento através da síntese de substâncias inorgânicas simples; os consumidores, heterotróficos – que não são capazes de produzir seu próprio alimento, ou seja, os animais que se alimentam das plantas ou de outros animais; e os decompositores, também heterotróficos, mas que se alimentam de matéria morta.

Um ecossistema representa o conjunto das condições físicas, químicas e biológicas de que depende a vida de uma espécie vegetal ou animal. Também é considerado como o conjunto de todos os organismos (biocenose) que povoam um determinado espaço vital (ecótopo), com a totalidade de fatores inanimados deste espaço vital.

A totalidade destes organismos interagindo em um determinado local de forma a criar um ciclo de energia (do meio abiótico para os seres autótrofos, destes para os heterótrofos e destes para o meio abiótico novamente) caracterizando os níveis tróficos da cadeia alimentarconstitui um sistema ecológico ou ecossistema, independentemente da dimensão do local onde ocorrem essas relações.

As dimensões de um ecossistema podem variar consideravelmente desde uma poça de água até a totalidade do planeta terra que pode ser considerado como um imenso ecossistema composto por todos os ecossistemas existentes (ecosfera).

Mas não se deve confundir “ecossistema” com “bioma”. O bioma é geograficamente mais abrangente e é predominantemente definido de acordo com um conjunto de vegetações com características semelhantes além de outros requisitos (como a Mata Atlântica).

Entretanto, como o ecossistema pode ser considerado em grande escala, as definições ficam um pouco confusas. Mas, geralmente para grandes extensões de território (de dimensões regionais) usa-se a denominação “bioma”.

Os ecossistemas são classificados de duas formas: em ecossistemas terrestres e ecossistemas aquáticos. Ambos possuem o funcionamento parecido com apenas a diferença óbvia da quantidade de água entre um e outro o que faz com que comportem formas de vida completamente diferentes embora algumas possam compartilhar ou migrar de um meio para o outro. Aos locais onde os dois tipos de ecossistemas se encontram dá-se o nome de “wetlands”, no termo em inglês, que podemos chamar de “terras alagadas”. São regiões como o Pantanal Matogrossense e as regiões alagadas da Amazônia.

Existem também os agroecossistemas que atuam em uma população agrícola. A alteração de um único elemento pode causar modificações em todo o sistema, podendo ocorrer a perda do equilíbrio existente, o conjunto de todos os ecossistemas do mundo formam a biosfera.

Dentro de um ecossistema existem vários tipos de consumidores, que juntos formam uma cadeia alimentar. Os tipos de consumidores são divididos em:

Consumidores primários: São os animais que se alimentam dos produtores, ou seja, as espécies herbívoras;
Consumidores secundários: São os animais que se alimentam dos herbívoros, a primeira categoria de animais carnívoros;
Consumidores terciários: São os grandes predadores como tubarões, orcas e leões, os quais capturam grandes presas, sendo considerados os predadores de topo de cadeia;
Decompositores: São os organismos responsáveis pela decomposição da matéria orgânica, transformando-a em nutrientes minerais que se tornam novamente disponíveis no ambiente.

Dicionário Aurélio - Aurélio Buarque de Holanda Ferreira - Ed. Positivo - 2008

Bioma - Fotografia Ambiental e Científica

O que é Bioma?

Segundo o Dicionário Aurélio, bioma é uma "comunidade importante que se estende sobre uma grande área, a qual se caracteriza por uma vegetação dominante."

No blog InfoEscola, a autora Camila Conceição Faria define bioma como uma unidade biológica ou espaço geográfico caracterizado de acordo com o macroclima, a fitofisionomia (aspecto da vegetação de um lugar), o solo e a altitude específicos. Alguns, também são caracterizados de acordo com a presença ou não de fogo natural.

A palavra bioma (de bios = vida e oma = grupo ou massa) foi usada pela primeira vez com o significado acima pelo ecologista estadunidense Frederec Clements em 1916. Segundo ele, a definição para bioma seria “comunidade de plantas e animais, geralmente de uma mesma formação; comunidade biótica”.

Um bioma é uma grande unidade de paisagem. Apresenta uma fisionomia homogênea e os mesmos fatores ecológicos. Ocupa uma vasta zona, cujos limites são principalmente de natureza climatérica.

Bioma é um conjunto de diferentes ecossistemas, são as comunidades biológicas, organismos da fauna e da flora, como florestas tropicais úmidas, tundras, savanas, desertos árticos, florestas pluviais, subtropicais ou temperadas, biomas aquáticos, como recifes de coral, zonas oceânicas, praias e dunas.

Não existe consenso sobre quantos biomas existem no mundo. Isso porque a definição de bioma varia de autor para autor. Mas, em geral, são citados 11 tipos de biomas diferentes que costumam variar de acordo com a faixa climática. Por exemplo, o bioma de floresta tropical no Brasil é semelhante a um bioma de floresta tropical na África devido a ambos os locais se situarem na mesma faixa climática. Isso significa que as fitofisionomia, o clima, o solo e a altitude dos dois locais é semelhante, muito embora possam existir espécies em um local que não existem no outro.

Os biomas são: florestas tropicais úmidas, tundras, desertos árticos, florestas pluviais, subtropicais ou temperadas, bioma mediterrâneo, prados tropicais ou savanas, florestas temperadas de coníferas, desertos quentes, prados temperados, florestas tropicais secas e desertos frios. Existem ainda, os sistemas mistos que combinam características de dois ou mais biomas.

Os biomas podem, ainda, ser divididos em biomas aquáticos do qual fazem parte a plataforma continental, recifes de coral, zonas oceânicas, praias e dunas; e biomas terrestres. Os biomas terrestres são constituídos por basicamente três grupos de seres: os produtores (vegetais), os consumidores (animais) e os decompositores (fungos, bactérias).

O Brasil apresenta seis tipos de biomas:
Amazônia: ocupa cerca de 50% do país (noroeste).
Cerrado: ocupa aproximadamente 24% do país (centro oeste).
Mata Atlântica: presente em cerca de 13% do país (sul e sudeste).
Caatinga: presente em mais ou menos 10% do país (nordeste).
Pampa: ocupa cerca de 2% do país (sul).
Pantanal:: extensão de mais ou menos 2% do país (centro-oeste).

Um conjunto de ecossistemas constitui um bioma, e o conjunto de todos os biomas da terra constitui a biosfera da terra.
É comum a confusão do termo bioma com o termo biota. Porém, biota designa a parte viva de um ecossistema. Não considerando, portanto, características como o clima que fazem parte de uma classificação mais abrangente (bioma).

Dicionário Aurélio - Aurélio Buarque de Holanda Ferreira - Ed. Positivo - 2008