O que é Bioma?
Segundo o Dicionário Aurélio, bioma é uma "comunidade importante que se estende sobre uma grande área, a qual se caracteriza por uma vegetação dominante."
No blog
InfoEscola, a autora
Camila Conceição Faria define bioma como uma unidade biológica ou espaço geográfico caracterizado de acordo com o macroclima, a fitofisionomia (aspecto da vegetação de um lugar), o solo e a altitude específicos. Alguns, também são caracterizados de acordo com a presença ou não de fogo natural.
A palavra bioma (de bios = vida e oma = grupo ou massa) foi usada pela primeira vez com o significado acima pelo ecologista estadunidense Frederec Clements em 1916. Segundo ele, a definição para bioma seria “comunidade de plantas e animais, geralmente de uma mesma formação; comunidade biótica”.
Um bioma é uma grande unidade de paisagem. Apresenta uma fisionomia homogênea e os mesmos fatores ecológicos. Ocupa uma vasta zona, cujos limites são principalmente de natureza climatérica.
Bioma é um conjunto de diferentes ecossistemas, são as comunidades biológicas, organismos da fauna e da flora, como florestas tropicais úmidas, tundras, savanas, desertos árticos, florestas pluviais, subtropicais ou temperadas, biomas aquáticos, como recifes de coral, zonas oceânicas, praias e dunas.
Não existe consenso sobre quantos biomas existem no mundo. Isso porque a definição de bioma varia de autor para autor. Mas, em geral, são citados 11 tipos de biomas diferentes que costumam variar de acordo com a faixa climática. Por exemplo, o bioma de floresta tropical no Brasil é semelhante a um bioma de floresta tropical na África devido a ambos os locais se situarem na mesma faixa climática. Isso significa que as fitofisionomia, o clima, o solo e a altitude dos dois locais é semelhante, muito embora possam existir espécies em um local que não existem no outro.
Os biomas são: florestas tropicais úmidas, tundras, desertos árticos, florestas pluviais, subtropicais ou temperadas, bioma mediterrâneo, prados tropicais ou savanas, florestas temperadas de coníferas, desertos quentes, prados temperados, florestas tropicais secas e desertos frios. Existem ainda, os sistemas mistos que combinam características de dois ou mais biomas.
Os biomas podem, ainda, ser divididos em biomas aquáticos do qual fazem parte a plataforma continental, recifes de coral, zonas oceânicas, praias e dunas; e biomas terrestres. Os biomas terrestres são constituídos por basicamente três grupos de seres: os produtores (vegetais), os consumidores (animais) e os decompositores (fungos, bactérias).
O Brasil apresenta seis tipos de biomas:
Amazônia: ocupa cerca de 50% do país (noroeste).
Cerrado: ocupa aproximadamente 24% do país (centro oeste).
Mata Atlântica: presente em cerca de 13% do país (sul e sudeste).
Caatinga: presente em mais ou menos 10% do país (nordeste).
Pampa: ocupa cerca de 2% do país (sul).
Pantanal:: extensão de mais ou menos 2% do país (centro-oeste).
Um conjunto de ecossistemas constitui um bioma, e o conjunto de todos os biomas da terra constitui a biosfera da terra.
É comum a confusão do termo bioma com o termo biota. Porém, biota designa a parte viva de um ecossistema. Não considerando, portanto, características como o clima que fazem parte de uma classificação mais abrangente (bioma).
Dicionário Aurélio - Aurélio Buarque de Holanda Ferreira - Ed. Positivo - 2008