Blog criado para veiculação de trabalhos executados no Curso Superior de Tecnologia em Fotografia da ULBRA.

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Slow Food

João Carlos Pigozzi Saba
Slow Food
Produção da Fotografia:
Fotógrafo: João Carlos Saba
Produção: Cristiane Alves, Eduarda Hiller, Jéssica Fraga, Jhenne Carlson, João Carlos Saba, Márilin Samuel
Prof.: Fernando Pires

A Slow Food, é uma associação internacional fundada por Carlo Petrini em 1986, com o objetivo de promover uma maior apreciação da comida, melhorar a qualidade das refeições e uma produção que valorize o produto, o produtor e o meio ambiente.
A filosofia da Slow Food defende a necessidade de informação do consumidor, protege identidades culturais ligadas a tradições alimentares e gastronômicas, protege produtos alimentares e comidas, processos e técnicas de cultivo e processamento herdados por tradição, e defende espécies vegetais e animais, domésticas e selvagens.
As missões do movimento são:
- Defesa da biodiversidade: Pretende-se desfrutar de excelentes alimentos e bebidas em conjunto com esforços para proteger os diversos grãos, vegetais, frutas e produtos animais tradicionais que estão desaparecendo em prevalência dos alimentos produzidos por agro-negócios. Slow Food pretende proteger o patrimônio culinário e criou uma fundação voltada para preservação da biodiversidade.
- Educação do sabor: Slow Food ajuda as pessoas a redescobrirem o prazer de alimentar-se e compreenderem a importância de entender de onde a sua comida é proveniente, quem faz e como é feita.
- Ligação entre produtores e co-produtores: Slow Food organiza feiras, mercados e eventos locais e internacionais onde consumidores podem encontrar os produtores, além de provar alimentos de excelente qualidade.


O que é Briefing?

Briefing é um conjunto de informações, uma coleta de dados para o desenvolvimento de um trabalho, geralmente utilizada em áreas como Administração e por profissionais da comunicação, como Relações Públicas e publicitários.
O briefing cria um roteiro de ação para criar a solução que o cliente procura, é um mapeamento do problema com o objetivo de após ter idéias para criar soluções.
Existem diversos modelos de briefing, mas não existe um modelo pronto, cada agência ou empresa possui o seu próprio e que melhor se adapta com as suas necessidades.
Existem alguns itens que são essenciais para compor um bom briefing, como o histórico da empresa, o problema de marketing que está ocorrendo, objetivos, plano de ação, o público alvo que a organização quer atingir, áreas geográficas de interesses e limitações, como prazos e custos.
Para o briefing ficar mais completo, ainda por ser acrescentados outro itens como uma análise do macroambiente, síntese econômica, cultura do consumo de determinado produto, benchmarking, análise de matriz SWOT e um diagnóstico completo.
(Fonte: http://www.significados.com.br/briefing/)

Fotografia Editorial

A Fotografia Editorial é aquela imagem utilizada para fins ilustrativos ou didáticos em um texto. Não tem a finalidade de comercializar o produto retratado, onde entraria no campo da Fotografia Publicitária.
Conforme Sérgio Branco, editor da Editora Europa, " fotogradia editorial é a que usamos em jornais, revistas, catálogos e publicações de informação jornalística ou especializada (aí entram revistas de moda, beleza, decoração, gastronomia, etc)."
Para André Teixeira, assistente de Fotografia do Jornal O Globo, "fotografia editorial é aquela produzida especificamente para ilustrar alguma matéria. Uma foto que expressa uma ideia, conceito, tendência. Não é uma foto jornalística, não retrata um fato isolado. Também não é uma foto publicitária."
Segundo Mozart Mesquita, da Editora FHOX, "fotografia editorial é toda a fotografia voltada para ilustrar publicações de cunho jornalístico, cultural ou educativo. É um segmento profissional da fotografia que ocupa um espaço entre a fotografia publicitária, destinada a vender um produto ou serviço e o fotojornalismo, que cada vez mais se concentra na interpretação documental de uma pauta, ou simplesmente do cotidiano da sociedade contemporânea." (publicado na revista FHOX, edição nº.154, em resposta ao questionamendo da colega Jéssica Etges).