Slow Food |
Produção da Fotografia:
Fotógrafo: João Carlos Saba
Produção: Cristiane Alves, Eduarda Hiller, Jéssica Fraga, Jhenne Carlson, João Carlos Saba, Márilin Samuel
Prof.: Fernando Pires
Produção: Cristiane Alves, Eduarda Hiller, Jéssica Fraga, Jhenne Carlson, João Carlos Saba, Márilin Samuel
Prof.: Fernando Pires
A Slow Food, é uma associação internacional fundada por Carlo Petrini em 1986, com o objetivo de promover uma maior apreciação da comida, melhorar a qualidade das refeições e uma produção que valorize o produto, o produtor e o meio ambiente.
A filosofia da Slow Food defende a necessidade de informação do consumidor, protege identidades culturais ligadas a tradições alimentares e gastronômicas, protege produtos alimentares e comidas, processos e técnicas de cultivo e processamento herdados por tradição, e defende espécies vegetais e animais, domésticas e selvagens.
As missões do movimento são:
- Defesa da biodiversidade: Pretende-se desfrutar de excelentes alimentos e bebidas em conjunto com esforços para proteger os diversos grãos, vegetais, frutas e produtos animais tradicionais que estão desaparecendo em prevalência dos alimentos produzidos por agro-negócios. Slow Food pretende proteger o patrimônio culinário e criou uma fundação voltada para preservação da biodiversidade.
- Educação do sabor: Slow Food ajuda as pessoas a redescobrirem o prazer de alimentar-se e compreenderem a importância de entender de onde a sua comida é proveniente, quem faz e como é feita.
- Ligação entre produtores e co-produtores: Slow Food organiza feiras, mercados e eventos locais e internacionais onde consumidores podem encontrar os produtores, além de provar alimentos de excelente qualidade.