A Fotografia Editorial é aquela imagem utilizada para fins ilustrativos ou didáticos em um texto. Não tem a finalidade de comercializar o produto retratado, onde entraria no campo da Fotografia Publicitária.
Conforme Sérgio Branco, editor da Editora Europa, " fotogradia editorial é a que usamos em jornais, revistas, catálogos e publicações de informação jornalística ou especializada (aí entram revistas de moda, beleza, decoração, gastronomia, etc)."
Para André Teixeira, assistente de Fotografia do Jornal O Globo, "fotografia editorial é aquela produzida especificamente para ilustrar alguma matéria. Uma foto que expressa uma ideia, conceito, tendência. Não é uma foto jornalística, não retrata um fato isolado. Também não é uma foto publicitária."
Segundo Mozart Mesquita, da Editora FHOX, "fotografia editorial é toda a fotografia voltada para ilustrar publicações de cunho jornalístico, cultural ou educativo. É um segmento profissional da fotografia que ocupa um espaço entre a fotografia publicitária, destinada a vender um produto ou serviço e o fotojornalismo, que cada vez mais se concentra na interpretação documental de uma pauta, ou simplesmente do cotidiano da sociedade contemporânea." (publicado na revista FHOX, edição nº.154, em resposta ao questionamendo da colega Jéssica Etges).
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